Em 06 de março de 2013 ocorreu reunião da Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas Acupunturistas, da Rede FitoCerrado e membros do Movimento Popular com o objetivo de discutir a implantação da Política Municipal de Práticas Integrativas em Saúde (PMPICs) em Uberlândia.
A reunião ocorreu no Campus Santa Mônica (Reitoria), a SOBRAFISA entregou ao Secretário um dossiê demonstrando todo amparo constitucional, legal e jurídico para implantação das PICs em particular da Acupuntura, Fitoterapia e Plantas Medicinais nas Unidades Básicas de Saúde. Vimos no senhor secretário um desejo de implantar em Uberlândia a política Municipal de Práticas Integrativas nos moldes estabelecidos pela portaria 971, ou seja com enfoque multiprofissional. Este ano ações em acupuntura e homeopatia deverão em breve serem desenvolvidas a rede pública de forma multiprofissional por profissionais de saúde que já compõe o quadro de servidores do município.
Para 2014 dotações orçamentárias deverão compor o orçamento do município para ampliação dos serviços. O Presidente da Seccional da SOBRAFISA Minas e Diretor do IPGU Prof. Jean Luis de Souza propôs ao secretário convênio em parceria público privada e associativa, para que alunos pós graduandos em Acupuntura e outras práticas possam estar realizando estágios na rede pública através do Projeto Acupuntura Solidária, a qual proposta o secretário de saúde Dr. Almir Fontes mostrou profundo interesse. O município possuirá em breve um Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares que desenvolverá estudos para iniciar a implantação da política no município.
A SOBRAFISA agradece ao secretário municipal por sua disponibilidade em vir até as principais representações das PICs no município para implantação das mesmas no SUS.
Veja abaixo momentos da reunião: