O IPGU, estará oferecendo o curso de Cinesiotape Neuro Muscular, realize sua pré inscrição pelo e-mail: cursos@portalunisaude.com.br, ou entre em contato pelo fone: 34-3224-1060 Abaixo algumas informações complementares sobre a técnica:
|
|
A técnica de cinesiotape ou kinesiotape muscular (CTM/KTM) teve seu inicio na Coreia e Japão década de 70, depois se espalhou pela Europa, tendo como princípio da funcionaliade através do movimento e a atividade muscular são essenciais para manter ou recuperar a saúde. Uma espécie de fita adesiva pode ajudar a função muscular sem limitar o movimento do corpo. Hoje foi obervado que o método tem uma aplicação muito mais ampla.
Quando a técnica chegou à Europa e aos Estados Unidos onde observou-se também sua eficácia e então foram iniciados estudos para descobrir a razão pela qual ocorriam seus efeitos benéficos, que tem justificativas neurais, energéticas e cromoterápicas. Hoje populariza-se entre fisioterapeutas, médicos, enfermeiros e educadores físicos e agora passou a ser conhecido também da população em geral ao ser utilizado por atletas de alto rendimento e assim visto em competições esportivas como nos Jogos Olímpicos, em várias atividades esportivas., Diferentes nomenclaturas para a técnica e para os tapes sendo que variam principalmente para cada fabricante. CARACTERÍSITCAS DO TAPE: É uma espécie de esparadrapo de algodão com características elásticas de até 140% que se assemelha à da pele. Sua espessura e peso também se assemelham às da pele. Possui uma cola hipo-alérgica que faz com que sejam raros os casos de reações em seu contato com a pele. As cores, no inicio do desenvolvimento da técnica, baseavam-se nos conceitos da cromoterapia: azul era usado para o relaxamento; vermelho para a tonificação; preto e bege seriam neutros; O tape é exatamente igual com relação a sua textura e aderência, apenas diferindo no pigmento colorido usado em cada um deles, e com isto hoje acupunturistas em utilizado suas cores com bases na filosofia chinesa e na Acupuntura/MTC, tendo suas bases neste enfoque por exemplo os Meridianos Tendinios Musculares e Meridianos de Conexão, os Cinco Movimentos, entre outras.
Diversos mecanismos de ação ainda não são totalmente entendidos. Atualmente vem se realizando diversos trabalhos e desta forma tornando a técnica cientificamente comprovada.
Tem como efeitos e aplicações em:
|