24/10/09 - 11h28
Publicado Por: Gabriel Mandel
Médicos querem mudar licença para acupuntura
Fisioterapeutas asseguram que objetivo é exigir licença médica para tatuagem e peeling facial
O corporativismo dos médicos atua, no Congresso, para tirar a acupuntura como atividade de outros profissionais de saúde, asseguram lideranças dos liderança dos fisioterapeutas. Jean Luís Souza, presidente da Socidade Brasileira de Fisioterapeutas Acupunturistas, protestou contra a iniciativa, que atualmente tramita na Câmara.
Ele explicou que, se a lei for aprovada, práticas como o peeling facial, a tatuagem e a acupuntura somente poderão ser realizadas com receita médica. Para Jean Luíz Souza, agora os médicos querem ganhar dinheiro com que, há até pouco tempo, consideravam charlatanismo.
Já Carlos Vital, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, discorda da posição do colega, afirmando que o projeto de lei limita-se a simplesmente regulamentar a profissão do médico. Ele salientou que a tatuagem é epidérmica e não é invasiva, ao contrário da acupuntura, uma vez que a literatura aponta intercorrências médicas.
Já Ligia Kogos, dermatologista e consultora da Rádio Jovem Pan, concordou que a tatuagem não é invasiva, salientando porém que existem riscos médicos nessa atividade. Ela lembrou que a literatura aponta alta transmissão de hepatite C, pontuando que os estúdios de tatuadores devem ter alguma supervisão.
Ligia Kogos pontuou ainda que estudos americanos mostram uma incidência nove vezes maior de hepatite C entre os tatuados do que entre a população não tatuada. Ela também ressalta que a Cruz Vermelha proíbe a doação de sangue por doze meses para quem tenha feito algum tipo de tatuagem definitiva.
Fonte: http://jovempan.uol.com.br/noticia/medicos+querem+mudar+licenca+para+acupuntura-177182,,0