Strict Standards: Non-static method Debugger::invoke() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/portalunisaude/cakephp/1.2.5/cake/libs/debugger.php on line 575

Strict Standards: Non-static method Debugger::getInstance() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/portalunisaude/cakephp/1.2.5/cake/libs/debugger.php on line 575
Relatório N.01: PL do Ato Médico (13/10/2009) :: Notícias Portal Unisaúde
Página Inicial Telefone
Home » Notícias » Veja notícia

Relatório N.01: PL do Ato Médico (13/10/2009)

Relatório N. 01 : PL do Ato Médico

Prezados Fisioterapeutas

Fisioterapeutas Especialistas em Acupuntura

Fonte: www.sobrafisa.org.br

            Estaremos disponiblizando no site da SOBRAFISA os andamentos do PL do Ato Médico em sua tramitação na Câmara dos Deputados, sempre que tivermos novidades no processo legislativo do mesmo.

A SOBRAFISA se fez presente na apreciação e votação, com a aprovação  do parecer do  Deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), precisamos fazer encaminhamento de agradecimento ao Deputado Lobbe Neto e  aos Deputados que votaram favoravelmente ao relatório do Deputado Lobbe Neto, entre eles aos Deputados Wilson Picler (PR) e Abi Calil (PT-SP) eles foram importantes no processo de votação.

Mas o regime de urgência não nos dá muito  tempo, pois o PL  vai a plenário em breve.

Teremos a votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), que não analisa o mérito do projeto e sim sua constitucionalidade ou não. Mas a  CCJC não altera a redação  do projeto, apenas declara ele constitucional ou não, o que acho difícil acontecer, ou  seja declarar o Projeto inconstitucional, pois isto levaria ao seu arquivamento, o que com certeza não acontecerá.

 O relator do PL 7703/06 (Ato Médico) na CCJC já apresentou relatório favorável à constitucionalidade do projeto, tanto do relatório da CTASP quanto do relatório da CEC (que nos favorece).

Na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), que vota seu relatório na próxima semana, o relator é do DEM e é médico, o Deputado Eleuses Paiva, totalmente comprometido com a categoria dele.

A Dra. Maria Helena Machado, representante do Ministério da Saúde, disse claramente que havia sido feito um acordo entre todas as profissões interessadas no PL de que a Acupuntura seria regulamentada de forma multiprofissional, com o aval do Ministério da Saúde, considerando até a Politica de Práticas Integrativas e Complementares

O mais importante, é que nenhum representante da classe médica presente na reunião contestou esta informação. Aproveitando que a posição do Ministério da Saúde é muito respeitada no Congresso Nacional.

Temos que contactar Deputados,  pois podemos fazer emendas de Plenário, tanto nós quanto os médicos é claro, que por sinal creio que estão até muito quietos aguardando  isto.

 O PL 7703/06 vai a votação no plenário e temos que solicitar   aos  Deputados que escolham o relatório do Deputado Lobbe Neto, que foi aprovado  na Comissão de Educação e Cultura (CEC).

Argumentem que este relatório faz a regulamentação da profissão de médico e resguarda as habilidades e competências das demais profissões de saúde. Falem do número de profissionais de saúde no Brasil em relação ao número de médicos são mais de 4 milhoes de profissioanis de saúde não médicos, que precisamos nos manter independentes para trabalhar, pois os demais relatórios mantêm os profissionais de saúde sob a tutela dos médicos. Apontem que a Acupuntura é prática multidisciplinar segundo a OMS e que o Ministério da Saúde reafirmou na audiência pública do dia 07/10/2009 da CSSF que é favorável à prática multidisciplinar da Acupuntura, afirmando inclusive que isto já foi acordado inclusive com a categoria médica.

Ao fazerem contatos, dêem importância  especial aos Deputados de seus  estados, pois eles serão mais sensíveis aos pedidos de suas regiões de origem.

A mensagem deve ser curta e trazer no assunto o que pedimos a aprovação em plenário do relatório do Deputado Lobbe Neto para o PL 7703/06 (Ato Médico). Precisamos enviar mensagens a TODOS os Deputados e quem puder fazer um esforço a mais, telefonar aos gabinetes ou enviar fax, pois como as caixas postais estão ficando entupidas e os Deputados não vêem as argumentações. Falem com os assessores e preferencialmente com os chefes de gabinete. Tentem telefonar pelo menos para os Deputados de seus estados, ou ao deputado no qual você votou.

Vamos fazer isto o mais rápido possível, pois não adianta depois "chorar o leite derramado", o momento é agora.

Quem sabe faz a hora não espera acontecer!

A SOBRAFISA FAZ!

 CONSELHO GESTOR DA SOBRAFISA




IGPU - Instituto de Pós-Graduação
Rua Padre Anchieta 627, Bairro Lídice Uberlândia - MG / CEP: 38400-132
(34) 99271-2077 (Secretaria) (34) 98418-0909 (Central de Matrículas) das 09:00 às 17:00
Copyright © 2025 - Todos os direitos reservados