A SOBRAFISA , se fez presente durante toda esta semana nas lutas travadas junto a Câmara Federal resguardando na votação do PL “Ato Médico” os direitos dos fisioterapeutas e fisioterapeutas especialistas em acupuntura.
Manteve contatos com deputados de Minas Gerais: João Bittar – DEM (MG), Lobbe Neto (PSDB-SP), relator do PL na Comissão de Família e Seguridade Social, Deputado Wilson Picler (PR), todas ações no sentido de promover um melhor esclarecimento de algumas nuances obscuras do PL do “Ato Médico” e subsidiar aos deputados uma melhor condição de debates na comissões as quais fazem parte e nos pareceres que relatam.
Na Audiência Pública os Fisioterapeutas foram representados pelo membro da Comissão Parlamentar do COFFITO Dr. Eduardo Ravagani e Presidente do Crefito 11, promovendo uma importante defesa das profissões de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em todos os pontos polêmicos do Projeto na Comissão de Família e Seguridade Social.
Na Comissão de Educação e Cultura, onde o Parecer do Deputado Lobbe Neto ( PSDB-SP) seria votado os acadêmicos de fisioterapia de Brasília, Goiânia e Minas Gerais somando-se ás ações da SOBRAFISA, COFFITO e CREFITO 5, 11, 2, 10 e 12 fizeram a diferença e as pressões fez com que o parecer fosse aprovado sem os destaques que a classe médica deseja em desfavor das demais profissões, o que não aconteceu, pois o Deputado Lobbe Neto, com apoio de outros Deputados entre eles : Abi Calil (PT-MT) entre outros, foram decisivos para a apreciação e aprovação do parecer LOBBE NETO. O Projeto deverá ainda ser apreciado na Comissão de Seguridade Social, após a audiência Pública, que aconteceu hoje, e também na Comissão de Constituição e Justiça, onde depois deverá ser apreciado no Plenário da Câmara Federal.
As mobilizações e envio de e-mails devem continuar, e a presença de acadêmicos e profissionais é fundamental para o sucesso e vencimento da batalha final, nas diversas etapas que o Projeto tem seus encaminhamentos, nas diversas comissões que tramita, antes de ir ao plenário da Câmara dos Deputados, e depois no Senado, onde o PL do “Ato Médico” ainda deverá retornar, pois depois de apreciado na Câmara dos Deputados, e como foi modificado, o mesmo deverá voltar a Casa legislativa de origem, o Senado, assim como, determinam os regimentos daquelas Casas de Leis.
A SOBRAFISA continua com legitimidade lutando pelo exercício amplo e irrestrito do fisioterapeuta, especialista em Acupuntura.
A luta continua caros colegas !
Acompanhe abaixo os diversos momentos pelos quais lutamos na Câmara Federal ao longo dessa semana.